Galderia take away nº3
April 4, 2009, 3:11 pm
Filed under: Uncategorized

Galdéria

número três.

Take Away


dsc_7890_edited


Galdéria número três.

O conceito da Galdéria surge com a influência das artes relacionadas com o movimento das fanzines, sendo o primeiro número realizado em colaboração com o Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro da Câmara Municipal de Almada, o segundo número que inova, e a sua apresentação resulta numa caixa, que no seu conteúdo se encontra uma exposição, e é desenvolvido em colaboração com o Festival Sonda, a Escola Superior de Arte e Design e o Centro de Artes das Caldas da Rainha.

Este projecto artístico que pretende tornar visíveis diferentes abordagens relacionadas com a linguagem visual de novos criadores, é um ponto de encontro de vários jovens artistas com percursos diferenciados.

Esta proposta de arte contemporânea pretende no seu conteúdo expor o trabalho de um grupo de artistas no formato de uma exposição móvel (pronta a ser deslocada para uma parede perto de si), preparada para a ser exposta em qualquer lugar, facilitando o lado prático da sua apresentação.

A 2ª edição ultrapassou as barreiras locais tendo sido concebida na cidade das Caldas da Rainha, os seus colaboradores eram originários de vários locais do país, tendo em comum a frequência da Escola Superior de Artes e Design, (E.S.A.D.). Para além dos alunos participaram igualmente ex-alunos de várias áreas, nomeadamente Design, Artes Plásticas e Som e Imagem, e ainda alunos em Erasmus ultrapassando esta edição desta forma o espaço nacional, tomando uma dimensão Europeia.

Na segunda edição o projecto galdéria esteve vinculado ao Festival Sonda, (Um festival de artes performativas e artes plásticas realizado nas Caldas da Rainha onde a ideia central é promover a interdisciplinaridade, o diálogo e a intersecção entre várias artes, desde a música ao vídeo, à dança, às artes plásticas, o teatro o design e o cinema independente. A imagem do Festival Sonda espelha uma visão transversal e interdisciplinar de Cultura Portuguesa no sentido da prospecção e pesquisa).

O projecto Galdéria é uma estrutura que têm evoluído ao longo do tempo e pretende lançar-se na construção da sua terceira edição.

Este projecto artístico que pretende tornar visíveis diferentes abordagens e linguagens de diferentes artistas. É um ponto de encontro de várias formas e de expressões de variados criadores.

Estes trabalhos artísticos desenvolvidos em regime de atelier aberto procurando uma diversidade criativa/cultural, produzida pelos próprios criadores em número de trinta, (por razões económicas) Serve de reflexo para a postura e forma de reflectir a arte contemporânea e a sua apresentação num processo colectivo em constante movimento.

Estas exposições portáteis dão ao seu utilizador a oportunidade de fazer na sua casa ou num lugar apropriado uma exposição, aproximando o público ao trabalho do artista, deixando de lado a ideia de uma exposição convencional de um Museu ou de uma Galeria.

A galdéria número três será impressa em serigrafia em formato 28x28cm para que seja afixada na parede de uma sala ou da rua. Os trabalhos individuais prontos a serem fixados, (emoldurados) dão a oportunidade de qualquer um possa ser um coleccionador ou galerista.

Advertisements

Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: